Contato:

professora.shirlene@gmail.com

SAÚDE FÍSICA = QUALIDADE NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

Algumas dicas para ter uma boa saúde física
1. Hábitos alimentares saudáveis
2. Prática de atividades físicas regulares
3. Boa administração do seu tempo diário
4. Boa saúde psicológica.


1. Hoje é sabido que uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para uma boa saúde física de qualquer indivíduo! Hábitos alimentares saudáveis desde a primeira infância evitam que muitas doenças desenvolvam-se, mesmo em um paciente pré-disposto, ou seja, que tenha tendência genética (de família) a alguma doença. Doenças como: gastrites, úlceras, prisão de ventre, enxaquecas, hipertensão arterial, diabetes, aterosclerose e até alguns tipos de cânceres, são evitáveis através de bons hábitos alimentares.
Então, a alimentação diária deve conter todos os elementos essenciais (proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, sais minerais e outros elementos), e em quantidades adequadas, de acordo com a idade, peso e atividades do paciente, devendo ser evitados todos os alimentos prejudiciais à saúde como: alimentos muito processados e/ou industrializados, alimentos ricos em colesterol, açúcar e sal, alimentos mal conservados ou higienizados e aqueles que cada paciente sabe que não lhe faz bem.
Para melhores orientações, procure um nutricionista, os quais podem ser encontrados em muitos Postos do SUS.

2. Também é de conhecimento geral, que atividades físicas regulares, ou seja, no mínimo, três vezes por semana por meia hora, são muito importantes para manter o corpo saudável e ativo. O ideal, no entanto, é que se pratique atividade física todos os dias, como uma pequena caminhada de quinze minutos por dia, que pode ser feita até mesmo dentro de casa.
A atividade física estimula todo o funcionamento do organismo, desde a cabeça até a planta dos pés e também ajuda a evitar doenças cardíacas, respiratórias, circulatórias, além de ajudar no funcionamento intestinal e da memória.
Procure um profissional da área, para lhe orientar qual atividade é mais adequada para você e como fazê-la.

3. A boa administração do tempo, hoje é uma das grandes questões, que atuam diretamente na saúde do indivíduo. Parece que nos tempos atuais as atividades multiplicaram-se, enquanto que o tempo foi reduzido ou está correndo mais rápido do que nós, o que provocado uma onda de stress e fadiga em todos.
É muito importante que saibamos distribuir o nosso tempo e quais são realmente as nossas prioridades. Todo indivíduo precisa do tempo do sono, do tempo das refeições, do tempo de ir ao banheiro, do tempo de trabalhar/estudar, do tempo de praticar atividades prazerosas, e do tempo de fazer nada, que é justamente o tempo onde se encontram as soluções dos problemas e se criam as idéias mais brilhantes.

4. Sim. Se você tem uma boa saúde psicológica, todo o seu corpo vai refletir isto.
Para a saúde do corpo, é essencial uma visão otimista da vida, ou seja, sempre encarar os problemas e as dificuldades do ponto de vista positivo. Mas, não me entenda mal, não é que você tenha que achar algo ruim bom, mas acreditar que para todo problemas existe solução.
Já foi provado cientificamente, que os pacientes que tem fé, alegria e esperança, ou seja, encaram a doença com otimismo, têm melhor recuperação e maior chance de cura, pois o Sistema de Defesa do Organismo desses pacientes é maior e mais eficaz.
Algumas frases sobre isto são clássicas e conhecidas de quase todo mundo e eu vou citar algumas.

“Mens sana in corpore sano (uma mente sã num corpo são) - é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.

“O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.“ Bíblia Sagrada - Provérbios 17:22.

“candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;” Bíblia Sagrada - Mateus 6:22.

Leia também um ótimo artigo sobre isso em: saude.abril.com.br/.../conteudo_507248.shtml

Procure um profissional especializado em tratar questões da alma, caso necessário, que pode ser desde alguém muito querido, até um profissional de saúde.


Texto Enviado pela Professora do Curso Assistente de Farmácia: Fernanda Bento – Sistema Novo – Unidade Guará II

Nenhum comentário:

Postar um comentário