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Assertividade no Trabalho: Pense nisso!

A Assertividade é uma qualidade cada vez mais valorizada. Ganhou espaço nas empresas não apenas por modismo, tendência ou vanguarda, mas pela crescente humanização e necessidade de ganhar, ou manter, competitividade, obtendo melhores resultados que os dos concorrentes. Por isso, nos últimos anos, o tema vem despertando grande interesse  e visibilidade no cenário corporativo.

Muito dinheiro vem sendo investido em treinamentos de colaboradores, na tentativa de torná-los mais assertivos. Mas a questão é ainda mais complexa para as empresas. Conforme Lorr e More: 

"Vale lembras que, em muitos casos, o problema da falta de assertividade não está no funcionário, mas sim na empresa que não valoriza esse tipo de comportamento. Infelizmente, na maioria das vezes, a responsabilidade pela falta de habilidade é atribuída diretamente ao funcionário. Nesse caso, a empresa acaba por deixar de analisar as próprias práticas, ou seja, sua cultura que possivelmente é responsável pelo déficit comportamental exibido pelo funcionário. [...] É o ambiente organizacional que deve dar, ao indivíduo, a informação para que ele saiba o que fazer no trabalho [...] É importante ter claro que assertividade é uma habilidade aprendida. A probabilidade de comporta-se de uma forma assertiva depende diretamente da reação dos outros." 

A boa notícia: Assertividade é uma habilidade que pode, sim, ser aprendida. Mas é bom considerar que uma coisa é assistir palestras, conhecer os conceitos e ler os manuais que tentam ensinar assertividade. Outra coisas é fazê-la acontecer, de fato, no dia-a-dia das organizações. 

OS COMPORTAMENTOS

# Passivo (não-assertivo) - indivíduos de comportamento passivo não suportam conflito e fogem de confrontos, mesmo que isso implique sacrificar os próprios interesses. Preocupam-se em não desagradar, têm dificuldade em discordar e se preocupam muito com o que pensam a seu respeito. Em geral, subestimam seus objetivos e sentimentos e superestimam os dos outros.

# Assertivo - pessoas que se comportam assertivamente defendem e lutam por seus interesses, mas aceitam que outras pessoas também tenham os deles. Expressam suas ideias e sentimentos com clareza e transparência, tem atitudes negociadora, tratam os outros com respeito, são capazes de ouvir (inclusive críticas) e constroem relações saudáveis, sem conflitos.

# Agressivo - indivíduos que se comportam agressivamente demonstram preocupação apenas com os próprios interesses e tem necessidade de dominar. Querer vencer " a qualquer custo" e, para atingir seus objetivos, não hesitam em "passar por cima" do outro. Autoritários e intolerantes, menosprezam e depreciam quem estiver no seu caminho. 

# Passivo- Agressivo: Alguns autores incluem ainda um quarto tipo, que mescla comportamentos agressivos e passivo. Indivíduos  assim tem comunicação pouco transparente, são lacônicos e sarcásticos e dão respostas indiretas. Como os passivos, não suportam o confronto.

Vale destacar que o comportamento das pessoas não é algo único, padronizado. É um processo e por isso mesmo complexo.  Também é situacional: ninguém é, mas age de forma assertiva, passiva ou agressiva, conforme a situação que enfrenta; um indivíduo passivo em determinada circunstância pode ser assertivo em outra. 

Por isso, é preciso utilizar com critérios os ensinamentos e dicas  obtidos nos cursos e manuais sobre assertividade - eles não são regras e nem funcionam como "passe de mágica" para qualquer pessoa em qualquer situação. Vale dizer: servem como ponto de partida para que a pessoa aprenda a se ver e, conhecendo melhor sua capacidade de se relacionar com os outros, vá aprendendo a fazê-lo de forma assertiva nas diferentes situações. 





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