1.0 - Marketing
Marketing é uma função fundamental de qualquer empreendimento. Está voltada para a identificação das necessidades, carências e valores de um mercado-alvo, visando a sua satisfação com rapidez, qualidade e eficiência. Permite ao empresário antecipar-se ao concorrente e atender às expectativas
do cliente.
A atividade de marketing envolve sempre compreensão do mercado para a melhoria da relação entre a empresa e seus clientes. Leia, agora, um texto sobre a importância do marketing para a empresa.
"A seção de Marketing é uma das partes mais importantes do plano de negócios, porque ela comunica mais diretamente a natureza do negócio. A finalidade específica do plano de marketing é explicar como uma empresa pretende manipular e reagir às condições de mercado para gerar vendas.
A história tem mostrado que o desafio mercadológico é um dos mais críticos para o sucesso de uma empresa. Muitas empresas já fracassaram, mesmo possuindo produtos desejáveis, devido à sua estratégia mercadológica, ou à inexistência de uma. Se não houver uma necessidade real do mercado, nem todo o talento ou dinheiro do mundo conseguirão tornar uma empresa bem sucedida com aquele produto ou serviço. 

1.1 - Plano de Comercialização
Um plano de comercialização pode ser apresentado de maneiras muito diversas, dependendo do tipo de negócio e da complexidade do mercado. As técnicas de marketing empregadas por um fornecedor de programas de computador serão consideravelmente diferentes daquelas empregadas por um fabricante de equipamentos pesados. Alguns negócios têm ênfase na área comercial e exigem um plano claro e dominante que, tanto quanto os outros, contemple as seguintes questões: definição do mercado,
oportunidades, concorrência, pesquisa de mercado, previsões de venda".
Guia da Ernest &Young para desenvolver o seu plano de negócios/ Eric S. Siegel e outros; 3ed., R.J, 1996.
Não é só aos grandes empresários ou aos grandes negócios na área comercial ou da indústria que interessa descobrir como atrair mais clientes e gerar um lucro maior. Interessa a todo(a) empreendedor(a) conhecer um pouco sobre marketing e publicidade para ajudá-lo ou ajudá-la a aumentar seus lucros.
Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêm o desenvolvimento, o lançamento e apresentação de um produto ou serviço ao mercado consumidor.
Publicidade é o anúncio de um produto ou serviço com o objetivo de vendê-los. A publicidade só é eficaz quando o retorno é maior que o investimento realizado.
Você já deve ter ouvido alguém dizer que a propaganda é a alma do negócio. Hoje, já existem muitos cursos de nível superior para formar profissionais que entendam deste assunto para oferecer seus serviços aos proprietários de negócios.
Você pode entender o marketing na empresa como um grande quebra-cabeça onde todas as peças devem se ajustar perfeitamente para garantir a harmonia do conjunto e o sucesso do negócio.