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Marketing como Orientação da gestão empresarial

Olá Intra-empreendedor, 

Seguem as evoluções das orientações das organizações (embora, claro, ainda tenha empresas que insistam em continuar parada no tempo). 

Sempre tenho comentado por aqui, que você não precisa fazer parte da gestão para ser um profissional comprometido e preocupado com o crescimento da empresa da qual colabora. Esse empreendedorismo franco lhe oportunizará um crescimento pessoal inestimável. 

Você, enquanto um profissional empreendedor, ganhará em todos âmbitos de sua vida.

Por isso, este estudo que segue sobre as orientações das empresas, será de grande valia e uma ótima oportunidade para você identificar em que nível está sua empresa e sugerir, por conseguinte, mudanças significativas, que podem até, quem sabe, determinar mais tempo de permanência no mercado de "sua" atual organização. 


A Orientação para a produção
A organização orientadas para a produção desenvolvem produtos em larga escala, que podem ser facilmente encontrados a preços baixos. Seguem a lógica do fabricante e não levam em conta a qualidade nem a variedade de ofertas. 

A Orientação para o produto
Com o acirramento da concorrência, as organizações passam a desenvolver produtos que ofereçam melhor qualidade, desempenho e maiores benefícios. Essas organizações acreditam que os seus produtos são superiores e que, naturalmente, os clientes irão demandá-los. À semelhança daquelas orientadas para a produção, sofrem daquilo que Levitt definiu como miopia em marketing: focam o produto e suas características sem levar em consideração as necessidades e os desejos dos clientes.

Orientação para vendas
Essa orientação parte do pressuposto de que os clientes normalmente mostram inércia e podem ser induzidos a comprar mais. Assim, a organização desenvolve um conjunto de instrumentos promocionais - venda pessoal, propaganda e promoções - com o objetivo de vender mais. Muitas vezes, porém, essa venda se resume a uma compra por impulso ou uma única transação, não existindo, portanto, a preocupação de estabelecer um relacionamento comercial ao longo do tempo.  

A Orientação para o marketing
Em contraposição às orientações anteriores, aqui a organização parte do princípio de que a identificação das necessidades e dos desejos dos clientes atuais e futuros deve servir de base para o desenvolvimento de produtos e serviços. Nesse contexto, os clientes n~]ao são todos iguais, nem do ponto de vista sociodemográfico, nem do comportamental. Além disso, necessidades e desejos evoluem ao longo do tempo, levando as organizações a promover mudanças. Ao desenvolver suas ofertas, elas passam a considerar não apenas uma transação comercial, mas um relacionamento de longo prazo que traga benefícios constantes para ambas as partes. 


Estas também se preocupam em desenvolver produtos socialmente responsáveis, quem contribuam para o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento sustentável do país em que atuam. 

O marketing evoluiu ao longo do tempo. Segundo Kotler, nos anos 1970 praticava-se o Marketing de massa. Então, os clientes eram todos iguais. A mídia de massa, especialmente a TV, os estimulava a comprar produtos e serviços. Era a época do Marketing perdulário, do marketing "na marra" como diz o autor. 


Nos anos de 1980, praticava-se o marketing segmentado. E nessa perspectividade  os clientes tinham necessidades e desejos diferentes, e o que servia para um grupo de clientes não era necessariamente interessante para outro. 

Na década de 1990, passou-se a adotar o marketing de relacionamento . Percebeu-se que havia consideráveis diferenças de comportamento e de atitudes dentro de um grupo de clientes como características sociodemográficas homogêneas. As organizações procuraram ouvir mais os clientes, tentando identificar seus desejos e suas necessidades para poder atendê-los. As ofertas de marketing, em temos de produtos e serviços, preços, canais e comunicação, tornaram-se mujito mais específicas e rentáveis. 
Desde da  década de 2000, as "boas" organizações já estão praticando  o marketing individualizado, desenvolvendo ofertas cada vez mais personalizadas para, em última instância, fidelizar seus clientes. 

A personalização crescente do marketing se traduz também na sua variedade de denominações  marketing individualizado, marketing personalizado, marketing one-to-one, entre outros. 
Um grande exemplo de marketing individualizado é a empresa japonesa NB que oferece 11.232(até o ano de 2010)  variações possíveis de bicicletas.
Por tudo isso, é que o profissional empreendedor que sabe que o marketing deve ser usado em todos os âmbitos da vida, deve estar preparado para atender as necessidades e exigências dos clientes. 

Como deve agir este novo profissional? Quais suas características indispensáveis? 

Leia sobre isso em nosso próximo post!

Bons estudos!!!