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Feedback - Uma Ferramenta Profissional Indispensável!


No ambiente Profissional, feedback é o nome que se dá aos comentários que fazemos para outra pessoa sobre seu desempenho e o seu comportamento no trabalho.

Costuma-se falar em feedback positivo e feedback negativo. Acontece que, conceitualmente, todo feedback é positivo, pois seu objetivo é realimentar o processo internacional de aprimorar comportamentos e melhorar a relação entre as pessoas. Vamos conhecer outra tipologia de feedbacks: Feedback de reconhecimento e feedback de aprimoramento.

*Pense Nisso:

Se você está com alguma dificuldade no trabalho, fale com seus gerentes ou com seus colegas. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de humildade. A palavra humildade tem em sua raiz a palavra HUMUS, nome que se dá à porção de matéria orgânica presente na superfície de alguns terrenos e que garante a fertilidade do solo. A postura de humildade nos dá disposição para receber criticas, ás vezes duras, mas que possibilitarão germinar o conhecimento que nos tornará melhores como pessoas e como profissionais.


  • Feedback de Reconhecimento: São comentários de valorização feitos a uma pessoa sobre suas realizações ou comportamentos considerados bons, corretos, adequados, pertinentes, modelares. Todos gostamos desse tipo de feedback. Faz bem para nossa auto-estima.
O feedback de reconhecimento permite às pessoas aprenderem com que fizeram certo.

* Como dar Feedback de Reconhecimento: Basta abrir os olhos - o coração - que veremos, em ações singelas do cotidiano, qualidades e virtudes de nossos colegas que merecem ser destacados e valorizados.É importante que o feedback de reconhecimento seja verdadeiro. Não artificialize os elogios aos trabalhos de seus pares, pois você pode perder a confiança deles.

O Feedback de reconhecimento é importante, mesmo quando o esforços do colega não trazem os resultados desejados. A dedicação a um trabalho já merece elogios e valorização. Se os resultados são alcançados, melhor ainda!

*Como receber feedback de reconhecimento: Demonstre de forma clara que você está feliz por receber o comentário do colega. Nós gostamos de falar coisas boas para as pessoas e gostamos de saber que essas coisas boas foram bem recebidas. se agirmos assim, estaremos contribuindo para criar um clima amistoso no ambiente de trabalho.

  • Feedback de Aprimoramento: São comentários feitos a uma pessoa sobre suas realizações ou comportamentos considerados incorretos, inadequados, impertinentes, imprecisos, inconvenientes. Mesmos sabendo que esse feedback é muito importante para nós, é normal ficarmos um pouco desconfortáveis diante dele.
O feedback de aprimoramento permite às pessoas aprenderem com o que não fizeram certo.

*Como dar feedback de aprimoramento: Você pode gostar de que as pessoas sejam francas e diretas com você. Mas, nem todos são assim. Se você não conhece como será a reação do outro, seja, invariavelmente, cuidadoso com seus comentários. Até se construir um relacionamento com mais confiança, temos que cuidas para não ferias os sentimentos alheios.

Em um processo de Feedback não basta estarmos dispostos a ser sinceros. Nosso interlocutor pode não estar em um momento adequado para ouvir "as verdades" que gostaríamos de expressar. Temos que respeitar essa dificuldade do outro. Devemos aguardar um momento propício e dizer ao colega que gostaríamos de bater um papo sobre alguns pontos do comportamento dele que, a nosso ver, precisam de aprimoramento.

*Forma e conteúdo do Feedback de aprimoramento

Você observa que seu colega não atendeu bem um cliente. Na primeira oportunidade, você conversa com o colega sobre isso. O conteúdo de seu feedback é verdadeiro, porém, se você falar de maneira brusca, ou de forma que o colega se sinta cobrado, estará criando uma barreira. Ele não considerará um feedback, pois estará armado de defesa. Nessas circunstâncias, temos que ser cautelosos, pois ninguém gosta de ser confrontados com as próprias dificuldades.

*Saiba diferenciar Fato de Opinião

Qualquer observação que comece por"eu acho" estará expressando a sua opinião. É claro que sua opinião é importante, especialmente se você for o gerente do funcionário. Mas, para que sua opinião resulte em oportunidade de crescimento, é necessário que você aponte um fato observado.

Não basta dizer ao colega: "você escreve de forma confusa". Você deve mostrar um texto produzido por ele e que seja de difícil leitura por estar escrito de forma confusa.

Funcionários, muitas vezes não apresentam desempenho desejado pela empresa, por falta de preparo. Não basta apontar o erro, é fundamental mostrar como fazer corretamente o trabalho e indicar alternavias de aprendizagem.

Não é raro um colega reagir negativamente quando relatamos a forma como vemos seu desempenho. essa relação não acontecerá, ou será amenizada, quando existir relação de confiança entre as pessoas.

* Não dê feedback de aprimeoramento quando você: 

- Não está se sentindo preparado para dá-lo (e perceber que seu interlocutor não está num momento adequado para recebê-lo)
- Não tem evidências suficientes sobre o desempenho inadequado.
- Somente deseja descarregar seu nervosismo e não está interessado em construir relações de ajuda.

*Como receber feedback de aprimoramento: Gostamos de fazer bem as coisas. Gostamos de trabalhar direito. Gostamos de dar um bom atendimento aos clientes. às vezes, porém, não estamos preparados para fazer um trabalho com a qualidade esperada. Temos que estar abertos, portanto, para recebe ajuda dos colegas. E agradecer a eles por isso.

Se nos fecharmos aos feedback de aprimoramento, estaremos abrindo mão de uma consultoria eficaz e perdendo a oportunidade de crescimento. Quem convive conosco pode dizer os pontos a aprimorar de nosso desempenho. A perspectiva do outro, antes de ser pior ou melhor do que a nossa, é diferente. É importante refletir sobre o que nos dizem esses olhares diferenciados.

Feedback é o nome que damos a esse momento especial em que deliberadamente expomos ao colega nossa percepção sobre determinada competência dele. Na teoria da comunicação, Feedback não configura apenas uma etapa específica, pontual, de nossos relacionamentos, mas uma instância do processo comunicativo que acontece a todo momento.

Em nossas interações, estamos dando e recebendo feedback o tempo todo, ainda que não tenhamos consciência disso. Esse feedback pode ser verbalizado ou não, pois um olhar, um gesto, uma postura do corpo também comunicam.

Vamos nos preparar para os feedbacks profissionais, eles podem mudar nossas vidas e nos transformarem em pessoas muito melhores!!!

Fonte: Curso gestão de desempenho por competências - Universidade Corporativa Banco do Brasil

Um comentário:

  1. Aproveitando o assunto, quero dar um feedback >>>>>>>>>> Super interessante essa abordagem!!!
    Parabéns Shirlene!!!!

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