Problemas com a criança ou o adolescente dentro da escola, sobretudo de comportamento, podem interferir no rendimento do aluno. A maneira como a escola e a família conduzirão a questão será determinante para superar o obstáculo e ainda poderá contribuir para a vida do jovem. Das escolas, o esperado é que tenham cuidado na condução do fato. Dos pais, é preciso apoio, sem que sejam tomadas posições preconcebidas.
Não é uma tarefa fácil escolher uma escola que, além de um currículo forte, desenvolva a área sócio-educativa. De início, podem ser questionadas quais são as atividades extracurriculares e como são supervisionadas. As áreas de música, de teatro e de educação física são as indicadas para desenvolver a socialização e a construção de valores humanitários.
Uma educação que estimula todas as áreas do desenvolvimento humano depende, principalmente, da formação dos educadores, mas o relacionamento dentro da família pode contribuir para a diminuição de atritos na sala de aula. Reprimir a criança ou desconhecer o fato só contribui para a repetição do problema. Os pais devem acompanhar com interesse a vida escolar do filho, considerando que a escola é uma extensão da família. Conversar ainda é o melhor remédio, o aluno precisa sentir que tem apoio da família.
- A CRIANÇA DEVE ENTENDER A MENSAGEM DE QUE, APESAR DOS ERROS COMETIDOS, ELA TEM O AMOR INCONDICIONAL DOS PAIS -
Outro ponto importante é a necessidade de limite, muitas vezes, os problemas ocorridos no colégio se revelam em um pedido inconsciente de limite, necessidade de toda criança ou adolescente em formação.
Cristina S. Rangel
Psicopedagoga, Especialista em TDAH, Orientadora Educacional, Especialista em Educação Infantil,
17 anos trabalhando em clínica multidisciplinar e atuando em rede privada de ensino.
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