Contato:

professora.shirlene@gmail.com

Voluntariado: Dar e Ensinar, receber e aprender...

Se eu falar as línguas dos homens e dos anjos, e não tiver caridade, sou como o metal que soa, ou como o sino que tine. E se eu tiver o dom de profecia, e conhecer todos os mistérios, e quanto se pode saber; e se tiver toda a fé, até a ponto de transportar montanhas, e não tiver caridade, não sou nada.” São Paulo.
Conhecendo essas palavras ou não,  muitas pessoas decidem partilhar um pouquinho do que tem e do que sabe para ajudar ao próximo, ou até mesmo abre mão de seu conforto por uma causa muito maior: Fazer outras pessoas Felizes!


SERÁ QUE TODO MUNDO PODE SER UM VOLUNTÁRIO.

Leia as dicas a seguir, o lindo depoimento da “voluntária” e descubra se você é capaz de ajudar a transformar a vida de alguém:
1           
   Todos podem ser voluntários: Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas têm capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.


    Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária: Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, é uma oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.

    Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: O voluntário doa sua energia e criatividade, mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de ser útil.

     Cada um é voluntário a seu modo: não há fórmulas nem modelos que devem ser seguidos. Alguns voluntários são capazes, por si mesmos, de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, juntando os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho. Por vezes, é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube de serviços, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.
         
   Voluntariado é escolha: não há hierarquia de prioridades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidade da comunidade e a criatividade do voluntário.

  Voluntariado é compromisso: cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas cada compromisso assumido é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamento onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgent.
       
 Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social: todos têm o direito de ser voluntários. As energias, os recursos e as competências de crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e aposentados podem e dever ser mobilizados.





Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica: É algo que vem de dentro da gente faz bem aos outros. No voluntariado, todos ganham: o voluntário, aquele com que o voluntário  trabalha e comunidade. 



Acompanhe o lindo depoimento da “voluntária” que nos serve de inspiração e exemplo. Antes de tudo, o blog do SISTEMA NOVO Marketing para a Vida agradece esse colaboração e a doação de palavras tão ricas de bondade.

Onde você está atuando como voluntária atualmente?
Na ONG Crescer e Viver

Como ou onde começou sua paixão por servir as pessoas carentes?
Estranho responder essa pergunta parece auto – promoção. Não sei explicar, a verdade é que a gente vive em um mundo extremamente desigual onde quem faz o país andar trabalhando 44 ou mais horas por semana, muitas vezes tem dificuldade de sobreviver e uma minoria vive com o mesmo padrão de um país de primeiro mundo. Essa realidade incomoda a qualquer um. Não tem ninguém que encontre uma criança no sinal e seja indiferente. As vezes o que falta é atitude para fazer algo a respeito. Mas incomodo com essa realidade de injustiça acho que todo brasileiro, ou quem sabe todo cidadão independente de nacionalidade sente! 

Se pudesse dar um conselho sobre voluntariado o que diria?
É uma excelente oportunidade de aprendizado. Você muitas vezes procura querendo colaborar. Muitas vezes devolver um pouco do que o universo coloca no seu caminho e acaba recebendo muito mais. Você aprende que seus problemas são pequenos, que as coisas importantes da vida são simples. Que você não precisa se refém de nada nessa vida. Recebe o mais sincero amor. É como um MBA em Harvard em evolução do ser humano.

Qual a maior lição que leva consigo sobre este trabalho?
É preciso estar aberto ao aprendizado. Todo ser humano independente de cor, crença, escolaridade, situação social.. tem muito a ensinar. Você pode aprender muito se estiver aberto a isso. É preciso ser flexível, paciente e entender que cada pessoa sofre influência do meio, entender como ela lida com a vida considerando o ambiente em que ela foi criada. Evitar os julgamentos, somos seres tão imperfeitos para julgar quem quer que seja. A gente aprende que a mudança é de dentro para fora e não de fora para dentro. Se você tiver dedicação, estiver equilibrado internamente e acreditar em todo o potencial de realização que está dentro de cada indivíduo tudo é possível, independente de qualquer condição do ambiente!

Formação: Superior completo

Hobby: Circo

Onde nasceu: Brasília

Onde vive: Rio de Janeiro

Projeto para o futuro: Fazer um bom trabalho na coordenação pedagógica do Crescer e Viver. Dedicar-me ao máximo e com isso conseguir parcerias que gerem melhorias e aumento no número de atendidos da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário