Contato:

professora.shirlene@gmail.com

O novo Funcionário - O que você precisa saber para se DESTACAR no mercado de Trabalho!

O Contexto atual de um mercado cada vez mais competitivo mudou as relações de trabalho e o perfil exigido do profissional. Surge um novo conceito de funcionário, que é proativo. Algo além de um empreendedor, um estrategista, capaz de antecipar soluções, independentemente do nível ou do segmento em que está alocado como força de trabalho.

O Colaborador do século XXI deve ser:
* Cultivador de Valores, enquanto profissional atento aos valores que norteiam a cultura da empresa.
* Profissional Qualificado, autogestor do seu próprio conhecimento. (Busca a qualificação por meio de cursos profissionais, técnicos e de aperfeiçoamento)]
* Integrador, na condição de permanente participante de equipes.
* Negociador, articulando entre si e o outro, entre a sua e as outras empresas.
* Empreendedor Interno, colaborador voltado para RESULTADOS CRESCENTES.

Vivemos na era do conhecimento. A todo instante,  a mídia despeja milhares de fatos sobre o que acontece no mundo. Para ficarmos conectados a este momento, é preciso buscar novos conhecimentos e desenvolver novas competências.

Deferentemente do "ser" operacional, o "ser" estratégico desenvolve um conjunto adicional de Cinco Sentidos, que lhe possibilita perceber o ambiente de maneira sistêmica e clara. 

* Sentido de existência - Significa compreender o mundo que nos cerca, porque esta é a base para que possamos nos situar sobre qualquer tema de maior complexidade. Para a Empresa, essa leitura do contexto significa identificar oportunidades, ameaças e definir o negócio e a forma de atuação. 

Conhecer portanto a ambiência é o primeiro passo para o profissional de sucesso e a condição básica para que a empresa possa se voltar para o mercado e garantir a excelência do atendimento prestado.

* Sentido de Pertencimento - É compartilhar valores, credos, expectativas e objetivos, é estar interagindo e se sentindo parte do todo. Esse fato é determinante para se obter resultados positivos nas ações empreendidas. 

* Sentido de Contribuição - As pessoas se sentem fazendo parte de um todo e esperam produzir algo que dê concretude à sua passagem pela organização. Contribuir e ser reconhecido traduzem a aspiração legítima do empreendedor. Nada mais transparente do que dar o justo valor ás pessoas pelo que elas são e pelo que elas agregam. 

*Sentido de Futuridade - O ser humano é, principalmente, o empreendedor se alimento do futuro. É nele que encontram energia para superar eventuais dificuldades do passado e do presente e onde se verificarão os impactos das decisões que são tomadas hoje. 

O sentido de futuridade produz, ao mesmo tempo, uma resposta e um questionamento a esta necessidade de ver adiante: um  contínuo pensar sobre as possibilidades de desenvolvimento e de crescimento, que levam tempo para se tornar concretas. è ele que nos impulsiona todas as manhãs, quando acordamos, para que assumamos uma atitude de arquitetos do nosso destino.

Para as empresas e para os indivíduos, o sentido de futuridade mantém a chama acesa da busca pelo alto desempenho - uma situação que muda de significado a cada dia e que, portanto, precisa ter seus atributos identificados e trabalhados a todo instante. 

* Sentido de Urgência - O sentido de urgência representa a capacidade de discernir o que precisa ser feito de imediato e o que pode esperar, o que é essencial do que é apenas importante. 

É preciso compreender a dinâmica do ambiente em que estamos inseridos e, em consequência, manter fina sintonia em relação ao próprio ritmo de mudança. 

Nações, empresas e pessoas que possuem alta capacidade de interagir com o ambiente estão, cada vez mais, vinculadas a empreendimentos de sucesso, em que tempo de resposta significa obtenção de êxito. 

Fonte: Excelência profissional da Universidade Corporativa do Banco do Brasil - caderno do Participante

Nenhum comentário:

Postar um comentário