
Hoje percebemos que a o marketing é importante em todo processo de formação de um profissional. Você pode estar em busca de conhecimento em diferentes áreas, não importa a área que esteja buscando, se você deseja uma colocação no mercado de trabalho tem que entender de Marketing. Seja o marketing básico, que é o PESSOAL, ou seja o marketing essencial que é o de relacionamento. Acredite. Você vai precisar conhecer e entender de Marketing.
Por isso, vamos começar falando de
Marketing de Serviço
1. Serviços
Um serviço é qualquer ato ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que não tem como resultado a propriedade de algo.
No Brasil, o setor de serviços representa mais de 55% do PIB.
O Marketing de serviço é a aplicação da filosofia do marketing às peculiaridades do serviços.
O Marketing de serviços tem como foco as seguintes dimensões:
- Os Clientes atuais e Potenciais
- Os funcionários
- A interação Cliente-prestador de serviço ( O chamado "encontro do serviço", em que há interação entre o provedor ou prestador de serviço e o cliente).
Além dos elementos do *Mix de marketing tradicional (veja Rodapé), o Mix de Marketing de Serviços considera outros quatros P's
- Pessoas - atributos relacionados aos participantes do processo ( o colaborador da organização e o próprio cliente).
- Processos - atributos relacionados aos processos do serviço.
- Evidência Fisicas (Physical evidence, em inglês) - atributo relacionados às evidências físicas que envolvem a prestação de serviços.
- Produtividade e Qualidade.
Características
As principais características dos serviços são: intangibilidade, perecibilidade, inseparabilidade e variabilidade.
Intangibilidade
É incapaz de ser tocado ou sentido da mesma maneira que os bens físicos.
A Implicações decorrentes da intangibilidade são:
- Falta de proteção de patentes - serviços não podem ser patenteados. Esse é um dos problemas na estratégia de diferenciação de uma organização de serviços, pois podem ser facilmente copiados.
- Dificuldade para a comunicação - os atributos do serviço são difíceis de ser identificados pelo mercado - alvo.
- Estabelecimento do Preço - o preço de venda de um bem tem por base, entre outros fatores, o custo da produção e o lucro. No caso dos serviços, como calcular o seu preço se não há um custo tradicional de produção? Por isso, nos serviços, o conceito de valor para o cliente é particularmente útil para embasar o valor do trabalho de um profissional, que dependerá do prestador e de parâmetros que podem ser percebidos como caros para uns e baratos para outros, como os custos de entrega.
Veja agora alguns aspectos que podem ser trabalhados para tornar o serviço tangível:
- Ambiente - decoração e arrumação
- Pessoas - apresentação, número, idade e perfil em relação ao público alvo do serviço.
- equipamentos - computadores e mobiliário
- Símbolos - nome e logomarca (com alusão ao que ser transmitir)
- Preços - níveis e formas de pagamento explícitos; garantias para redução da percepção do risco
- Imagem Organizacional - a percepção da organização contruída ao longo dos anos influencia diretamente a percepção de risco por parte dos clientes potenciais.
Perecibilidade
A perecibilidade está relacionada com o fato de que os serviços não podem ser guardados ou estocados. Em consequência, a capacidade de serviços não utilizada não pode ser recuperada. Além disso, não existe separação entre o setor de produção e área de vendas, pois não há o que estocar e entregar.
As implicações decorrentes da perecibilidade são:
* Dificuldade em sincronizar a oferta e a demanda em serviço (Não há estoques) - há períodos de ociosidade nas organizações de serviço e períodos em que a demanda é maior do que a capacidade de atendimento.
* Não há devolução ou revenda em serviços - serviços mal feitos ou que não agradam o cliente não podem ser devolvidos. Diferentemente de um bem.
- Estratégias podem minimizar as desvantagens da perecibilidade. Veja, quais são elas:
- Diferenciação de Preço - para deslocar a demanda dos períodos de pico para os de baixo movimento.
- Incentivos à demanda no período de baixa - pode-se usar o tempo de inatividade atendendo outro segmento de mercado. Por exemplo, a industria de fast food começou a oferecer serviço de café da manhã, horários em que geralmente seus serviços não eram demandados.
- Oferta de serviços durante a espera - podem ser serviços complementares (como no caso de restaurantes que criam bares para servir aperitivos aos clientes enquanto aguardam a desocupação de mesas)
- Sistema de reservas - os clientes antecipam suas solicitações de serviço em determinado horário, dia ou período, minimizando as flutuações de demanda e permitindo a adequada alocação dos recursos envolvidos no atendimento.
- Contratação de mão de obra temporária - é o caso dos hotéis e restaurantes de região de turismo.
- Rotinas distintas em horários de pico - os funcionários são treinados para atuar em diversos setores e deslocados para o setor que se encontra em horário de pico.
- Incentivos à participação do cliente - o cliente torna-se um agente ativo, providenciando ele próprio a "entrega do serviço. Exemplo: Sistema de Self service em restaurantes.
- Serviços compartilhados - quando não se pode conter a demanda, tem-se a opção de aumentar a oferta pelo uso de serviços de terceiros para prestar o serviço ao cliente.e quando a demanda é reduzida a ponto de não proporcionar o retorno financeiro minimo necessários, pode-ser valer da oferta de outros para que o cliente seja atendido.
- Uso da Tecnologia - consiste em "estocar", de certa forma, o atendimento, por meio de um atendimento prévio prestado em meios eletrônicos, como a secretária eletrônica e Internet.
Inseparabilidade
A maior parte dos serviços é primeiramente vendida e, então, produzida e consumida simultaneamente. Além disso, a pessoa que presta o serviço é parte del. E, se o cliente também está presente durante a prestação do serviço, ele também afeta os resultados, sendo sua interação com o prestado do serviço mais uma faceta da inseparabilidade.
As principais implicações decorrentes da inseparabilidade são:
- Clientes participam e interferem na transação - os clientes interferem no resultado do serviço à medida que não conseguem expor corretamente suas expectativas em relação ao serviço desejado.
- Clientes se afetam mutuamente - clientes se afeta à medida que têm uma experiência compartilhada, que pode ser negativa ou positiva. Se em um restaurante um cliente, ao lado de outro, faz uma reclamação, a avaliação do restaurante pelo segundo pode vir a ser afetada pela manifestação do primeiro.
- Funcionários afetam o serviço Prestado - o desempenho de um serviço corresponde ao desempenho da pessoa que o presta e a satisfação do cliente depende de sua impressão sobre essa pessoa.
- Limitação para produção em Massa - uma das forma de minimizar custos dos bens é a produção em escala. Em serviços, isso é difícil de ocorrer.
Em relação à inseparabilidade, há também estratégias que podem ser utilizada para minimizar suas destintagens:
- Atender a grupos maiores
- Reduzir o tempo de atendimento
- Diminuir a ocorrência de problemas de serviços pelo provento de treinamentos e incentivos aos funcionários.
- Dar atenção especial à clientes problemas, para não afetar aos demais clientes.
Variabilidade
Trata-se da variação na constância e na qualidade de uma transação de serviço em relação à seguinte.
Um serviço é presado por pessoas que podem mudar sua atuação de um momento para o outro, dependendo da situação, seu humor, da interação co o cliente, da habilidade do cliente em expressar corretamente suas necessidades e da habilidade do funcionário para interpretá-las e atender corretamente as expectativas do clientes. Além disso, cada cliente terá percepções distintas do serviço prestado.
As principais implicações da variabiidade são:
- Dependência das ações dos fucionários
- Dificuldade de exercer controle da qualidade do serviço prestado
Algumas estratégias para combater a variabilidade são:
- Estabelecer padrões de atendimento
- Promover cuidadosa seleção de pessoal: De acordo com público alvo
- Treinar intensivamente o pessoal
- Substituir parte do trabalho do atendente por máquinas
- Promover a customização do serviço: tirando vantagem da variação inerente ao serviço e desenvolvendo-o para satisfazer à exatas especificações de cada cliente.
* O Mix de Marketing Tradicional: produto, preço, praça (ou canal) e promoção (ou comunicação). Esses termos vêm do inglês product, price, place and promotion
Este artigo foi retirado do material da FGV -UCBB.
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