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Os 4 P's em Marketing - Resumo



O primeiro P do marketing é o PRODUTO.



O conceito de produto é constituído por 3 componentes:

- Bem físico;
- Serviço;
- Idéia.

Por exemplo, um Fast-food (Mc Donald, Girafas, etc.) Oferece hamburgers, batatas fritas, refrigerantes (bem físico); serviços (entrega a domicílio, assentos, etc.) e uma idéia (economia de tempo).

Os principais serviços que podem ser oferecidos são:




#Facilidade de pedidos (internet / telefone).

#Entrega (rapidez, sem custo, precisão e cuidado com o produto).

#Instalação (trabalho a ser feito para colocar o produto funcionando no local previsto)
#Treinamento do consumidor (para utilização do produto).
#Manutenção e conserto (como por exemplo, um cliente que vai comprar um celular, um item importante é a assistência técnica)
#Programas de fidelidade
#Garantias

Embora um pouco técnica, esta conceituação é necessária, pois você precisará usá-la para diferenciar seu produto / serviço dos oferecidos pela concorrência, através, principalmente da oferta de serviços agregados.



O segundo P do marketing é o Preço



Preço é o que o consumidor está disposto a pagar pelo seu produto / serviço (valor percebido do beneficio do produto pelo cliente). A determinação do preço deve considerar os custos e proporcionar o lucro desejado considerando o preço de mercado (concorrência).


A determinação do preço é uma poderosa ferramenta de marketing, pois tem relação direta com a demanda (quantidade de pessoas que comprarão) e influencia a imagem do produto.

Para determinação do preço de venda é essencial, alem de conhecer seu cliente, conhecer os custos do seu negócio, o que veremos a frente no plano financeiro.


O terceiro P do marketing é chamado de Praça ou Ponto


 São os canais de Distribuição dos seus produtos/ serviços.



Os canais de distribuição representam as diferentes maneiras pelas quais os produtos / serviços serão colocados à disposição do cliente.


Você poderá fazer a venda de duas maneiras:
 - Direta – Venda feita diretamente ao consumidor, podendo utilizar
vendedores internos, externos e representantes.

 - Indireta – Feita através dos canais de distribuição (atacadistas distribuidores ou representantes).
Você poderá ainda distribuir através de ambos, utilizando diferentes preços, promoções e prazos, mediante analise do segmento de mercado que você pretende atuar.

Reflita sobre quais os meios mais adequados para alcançar os clientes, pense no volume de vendas por cliente, na quantidade de compradores e no comportamento do cliente.


Dicas Extras:

Saiba como escolher a melhor localização para seu negócio!



 - Consiga mapas das regiões e micro-regiões em que pretende atuar (Google Mapas);

 - Tenha em mente o perfil do público alvo, conforme analisado acima, na definição das características do seu cliente;
 - Analise o potencial de consumo do mercado;
 - Veja a concentração de empresas na região em que pretende atuar;
 - Verifique a localização dos concorrentes;
 - Verifique também a localização dos clientes.
 - Veja todos os locais possíveis, quanto mais opções, melhor será a escolha;
 - Converse com os vizinhos comerciais;

Certifique se também:
# Segurança do local e infra-estrutura oferecida;
# Estacionamento e facilidade de acesso do local;
# Condições de higiene / limpeza e ruídos no local;
# Fluxo de pessoas e veículos;
# Na prefeitura, se o tipo de negócio pode ser aberto no local;
# Contrato de locação - evite contrato com prazos muito longos e penalidades altas em caso de rescisão;
# Escolha o lado da rua onde há sombra à tarde;
# Tradição comercial da região em estudo;
# Existência de outras lojas ou serviços nas proximidades (centros comerciais, chaveiros, supermercados, lotéricas, etc.);
# Evite comprar o local, assim evita ficar com muito capital imobilizado e ainda é muito mais fácil rescindir um contrato de locação do que vender um imóvel.


O último P do marketing refere-se a promoção:


Promoção (divulgação) é a forma como a empresa divulga o produto. Envolve trabalhar com lojas que façam a distribuição de amostras, realização de eventos de relações públicas, fazer publicidade na imprensa, áudio, ou ambos. 

O ‘papel’ que a promoção (divulgação) do produto ocupa em marketing mix depende do valor que a empresa esteja disposta a gastar para o efeito. A Internet é também um bom mercado para a promoção de produtos e campanhas on-line que, podem ser bastante baratas e eficazes.

FOnte: http://www.novonegocio.com.br
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