Contato:

professora.shirlene@gmail.com

AME SEU CLIENTE - ZAZZLE® um exemplo de excelência!

Leitor, estudante, profissional, curioso,

Alguma vez na vida você se sentiu lesado? Alguma vez você ficou decepcionado com a prestação de um serviço ou o recebimento de um produto?

Isso é normal (não deveria, mas é). Muitos profissionais e empresas, para não dizer a grande maioria, não estão preocupadas com a excelência. Às vezes até utilizam esse discurso, mas servir com eficiência e empatia é outra história!

Sei que parece chato ficar falando de qualidade de atendimento o tempo inteiro, mas certas experiências precisam ser relatadas como exemplo.

Imagino que vou falar algo que não vai agradar muita gente, mas terei que ser categórica no que eu acredito e já vivenciei.

Bom, vou “rasgar o verbo” e depois conto minha experiência maravilhosa e recente acerca de um  verdadeiro atendimento.

Os brasileiros, as empresas essencialmente brasileiras, os profissionais brasileiros que atuam no Brasil estão acostumados com o o “jeitinho Brasileiro” que consiste entre outras coisas, em tirar vantagem das pessoas, ou simplesmente em prestar o serviço básico! As pessoas trabalham por dinheiro é simples assim! “Eu quero é ganhar meu salários no final do Mês”.

Estou falando de pessoas, pois empresas são feitas de pessoas não é? São elas que prestam o serviço, que vendem o produto e fazem das empresas serem consideradas boas ou não.

Bom, eu sei que meia dúzia de gente chata, dirão que estou generalizando, que existem profissionais bons, que se preocupam com a satisfação do cliente em primeiro lugar! Ok! Eu sei, eu sou uma delas, meu esposo também! Ahã! Gostou?

E esses poucos profissionais que ficam indignados com a maioria dos serviços que recebem, sabem apreciar quando é surpreendido, olha que isso é raro aqui no Brasil! E o que eu percebi minha gente é que  isso tem tudo a ver com CULTURA do nosso país!

Enfim, vamos aos fatos: Recentemente eu realizei uma compra num site de atuação mundial chamado Zazzle, mas que teve sua fundação e ainda mantém sua sede na Califórnia, US. É uma empresa essencialmente norte americana.


Um pensamento de primeiro mundo é tão chocante para a gente que está acostumado a ser”médio” tratado, que é difícil de acreditar que empresas excelentes existam... e existe porque a cultura é outra.

Não vou defender dizendo o que “eles acham dos clientes”. Eu não sei!  O que sei é que o cliente,  para esses povos, devem e são RESPEITADOS AO MÁXIMO.

Todo mundo? Todas as empresas? Não sei, mas as experiências que tive mostraram que o fato do consumidor ser exigente por lá, e lutarem pelos seus direitos, fizeram desta cultura, um exemplo de como tratar um cliente.

Voltando ao pedido na Zazzle. Eu fiz o pedido, paguei e um mês depois, cadê a mercadoria? Nada. O tempo de entrega pedido pela empresa já  havia se esgotado e eu havia optado por um pedido sem rastreamento. Mesmo assim mandei um e-mail pelo site através  do “fale conosco” informando o ocorrido, sem muitas esperanças, já que o produto vindo de tão longe sequer havia sido rastreado e tal.

Quando fiz a compra eu estava ciente deste risco. Além disso, estava sujeita a pagar o imposto alfandegário.

Então, para minha surpresa, responderam minha solicitação em três dias (demorado né? Mas eu nem estava esperando a resposta), lamentando o ocorrido e dando-me três opções para solucionar o problema: Reenvio do produto, desta vez com rastreamento, pela transportadora (anteriormente o envio foi feito por meio dos correios) e registrado, garantido 5 dias no máximo para entrega. A segunda opção era o dinheiro de volta, e a terceira opção, seria um crédito no mesmo valor para eu adquirir outro produto quando desejasse.

Fiquei impressionada! Esperava ter perdido meu dinheiro e “azar o meu” os correios ter perdido a mercadoria.

Ok, será quer seria resolvido? Escolhi a primeira opção e conforme combinado recebi a mercadoria  em poucos dias e ainda um desconto para compras futuras. Outro detalhe, antes eu pagaria o imposto, mas, devido ao ocorrido, o imposto foi pago pela empresa.

Isso é RESPEITO! Isso é compromisso com o consumidor! Será que eu posso reclamar de algo? Nada! Imprevistos acontecem, agora resolver o mesmo é compromisso de empresa séria e que pensa totalmente em seu cliente. É evidente que a empresa não ganhou nada com isso financeiramente, ao contrário, perdeu “pra caramba!”.   Mas ganhou uma cliente fiel, satisfeita, que a indicará para todo o MUNDO  e isso tem preço? Diga o preço se for capaz!

Não quero dizer que empresas brasileiras não fariam isso. Empresas sérias, comprometidas com o seu cliente, certamente fariam. Mas quantas vezes me senti lesada, enganada por comprar um produto que “aparentavam” uma coisa e na verdade era muito inferior ao que parecia ser. Inúmeras vezes!

Também, raro e muito raro às vezes que somos tratados com excelência nos estabelecimentos comerciais e públicos em nosso país.

Eu volto a dizer: Isso é cultural! E não sei se meus netos ou bisnetos verão algo parecido com a cultura  *“ primeiro-mundista” por aqui!



* Expressão ridícula, mas que eu adoro usar!!!