Com
o avanço dos meios de comunicação e da
tecnologia da informação (TI), propiciada pela evolução da informática, surge
um novo tipo de relacionamento da organização com seu cliente, em que este não
necessita se descolocar até o ponto de venda para pesquisar o preço, escolher o
produto e efetuar a compra. Trata-se do E-marketing, relacionamento
mercadológico via Internet.
A
internet possibilita à organização uma presença mundial 24 horas por dia,
interligando consumidores e fornecedores e proporcionando estreito
relacionamento entre os interessados.
Do
ponto de vista das funções de marketing, a internet permite que praticamente
todas elas possam ser exercidas virtualmente. As organizações obtêm com mais
facilidade informações sobre o macroambiente e sobre seus concorrentes (as
ofertas destes e até pistas sobre suas estratégias), visitando suas páginas na
web e simulando negócios com aqueles que oferecem a seus clientes os simuladores
de operações.
Participando
de grupos de discussões em comunidades, as empresas captam os desejos e as demandas
dos clientes. As mais variadas formas de pesquisa de mercado podem ser
realizadas por meio de rede: Focus groups,
entrevistas pessoais (no caso, virtuais) pesquisas quantitativas por
questionários, além de pesquisas de dados secundários.
As
informações obtidas acerca das necessidades, demandas e expectativas dos
clientes e da oferta da concorrência permitem a criação e o aperfeiçoamento de
produtos de tal forma que esses levarão a uma satisfação maior dos clientes.
Durante
todo o processo de desenvolvimento de produtos, os clientes podem ser ouvidos,
pois a internet é um canal interativo de comunicação que proporciona estreito
relacionamento, tornando-se elemento favorecedor da estratégia de marketing
um-a-um, ao permitir a customização de produtos, do atendimento e da comunicação como cliente.
A
satisfação do cliente internauta também pode ser gerida por meio da própria
internet, poi as discussões pós-venda sinalizarão, ao longo do tempo,
necessidade de atualização e de
modificações na performance e até substituição do produto.
Falamos do relacionamento mercadológico via internet denominada E-marketing, considerando fator globalizante (pois as empresas
podem estar virtualmente em todos os pontos em que haja conexão de internet),
capaz de interligar consumidores e fornecedores por meio da internet, onde se
estabelecem os mais diversos tipos de relacionamento.
Quais os benefícios do E-Marketing?
Entre
os benefícios obtidos pelas organizações com a utilização da internet como
ferramenta de marketing, destacam-se:
*
Redução nos custos de pesquisa, podendo-se manter constante diálogo com os clientes.
*
Facilidade para conquistar e manter clientes por meio de abordagens como o
marketing direto, o marketing de relacionamento e o marketing um-a-um.
*Disponibilidade
de um catálogo interativo multimídia para oferecer seus produtos e
serviços, cuja atualização é bem mais
rápida, fácil e barata do que a do
catálogo convencional.
*
Mais informações sobre mercados, sobretudo no exterior, atividade que
anteriormente configurava maior complexidade.
*Maior
capacidade de definitivo alvos e de abordar clientes potenciais no momento
apropriado.
*Ampliação
dos segmentos de clientes, inclusive com oportunidades de divulgação mundial de
seus produtos.
*Maior
presença no varejo – acesso a um número significativamente maior de clientes.
*
Maiores possibilidades de atuação internacional
*
Possibilidade de oferecer uma gama infinitamente maior de produtos aos
clientes.
*
Maior oportunidade de gerar estímulos pela busca de novidades entre os
participantes das comunidades, ou seja, de concretizar negócio, muitos dos
quais pela propaganda micro-a- micro (e não mais boca-a-boca), feitas por seus
clientes satisfeitos para clientes potenciais.
*
Possibilidades de exploração de parcerias com empresas similares no exterior a
baixos custos de comunicação (transmissão pela rede)
*Maior
interação com os cliente e, em conseqüência,maior capacidade para personalizar
seus produtos e serviços e agregar valor a eles, gerando, com isso, mais
receita por cliente.
*
Oportunidade de redução dos custos de atendimento pessoal e telefônico, em
função do FAQ – Frequent Asked Questions
( Perguntas mais freqüentes), metodologia em que ,por pesquisas prévias, as
perguntas dos clientes freqüentemente formuladas são apuradas, respondias e
colocadas em um local específico do site, para consulta pelos visitantes que só
entrarão em contato coma empresa se as informações não atenderem suas
necessidades.
*
Menores investimentos em lojas físicas, geralmente caras em função da
necessidade de atender os consumidores em tempo e lugar conveniente, além dos
investimentos em ativo imobilizado.
*
Maior facilidade para a padronização da qualidade e da consistência do serviço,
à medida que os serviços são automatizados.
*
Atendimento personalizados ao cliente, contribuindo para torná-los mais
comprometidos e fieis.
*
Fortalecimento da marca, decorrente das vantagens oferecidas aos clientes, da
oportunidade de divulgação de seus feitos e de um novo espaço para promoção e patrocínio,
que, se bem utilizado, granjeará muitas vantagens à empresa.