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E-MARKETING - conceito e benefícios

Com o  avanço dos meios de comunicação e da tecnologia da informação (TI), propiciada pela evolução da informática, surge um novo tipo de relacionamento da organização com seu cliente, em que este não necessita se descolocar até o ponto de venda para pesquisar o preço, escolher o produto e efetuar a compra. Trata-se do E-marketing, relacionamento mercadológico via Internet.

A internet possibilita à organização uma presença mundial 24 horas por dia, interligando consumidores e fornecedores e proporcionando estreito relacionamento entre os interessados.

Do ponto de vista das funções de marketing, a internet permite que praticamente todas elas possam ser exercidas virtualmente. As organizações obtêm com mais facilidade informações sobre o macroambiente e sobre seus concorrentes (as ofertas destes e até pistas sobre suas estratégias), visitando suas páginas na web e simulando negócios com aqueles que oferecem a seus clientes os simuladores de operações.

Participando de grupos de discussões em comunidades, as empresas captam os desejos e as demandas dos clientes. As mais variadas formas de pesquisa de mercado podem ser realizadas por meio de rede: Focus groups, entrevistas pessoais (no caso, virtuais) pesquisas quantitativas por questionários, além de pesquisas de dados secundários.


As informações obtidas acerca das necessidades, demandas e expectativas dos clientes e da oferta da concorrência permitem a criação e o aperfeiçoamento de produtos de tal forma que esses levarão a uma satisfação maior dos clientes.


Durante todo o processo de desenvolvimento de produtos, os clientes podem ser ouvidos, pois a internet é um canal interativo de comunicação que proporciona estreito relacionamento, tornando-se elemento favorecedor da estratégia de marketing um-a-um, ao permitir a customização de produtos, do atendimento e da  comunicação como cliente.

A satisfação do cliente internauta também pode ser gerida por meio da própria internet, poi as discussões pós-venda sinalizarão, ao longo do tempo, necessidade  de atualização e de modificações na performance e até substituição do produto.



Falamos do relacionamento mercadológico via internet denominada E-marketing, considerando fator globalizante (pois as empresas podem estar virtualmente em todos os pontos em que haja conexão de internet), capaz de interligar consumidores e fornecedores por meio da internet, onde se estabelecem os mais diversos tipos de relacionamento.

Quais os benefícios do E-Marketing?


Entre os benefícios obtidos pelas organizações com a utilização da internet como ferramenta de marketing, destacam-se:

* Redução nos custos de pesquisa, podendo-se manter constante diálogo com os clientes.

* Facilidade para conquistar e manter clientes por meio de abordagens como o marketing direto, o marketing de relacionamento e o marketing um-a-um.

*Disponibilidade de um catálogo interativo multimídia para oferecer seus produtos e serviços,  cuja atualização é bem mais rápida, fácil e barata  do que a do catálogo convencional.

* Mais informações sobre mercados, sobretudo no exterior, atividade que anteriormente configurava maior complexidade.

*Maior capacidade de definitivo alvos e de abordar clientes potenciais no momento apropriado.

*Ampliação dos segmentos de clientes, inclusive com oportunidades de divulgação mundial de seus produtos.

*Maior presença no varejo – acesso a um número significativamente maior de clientes.
* Maiores possibilidades de atuação internacional

* Possibilidade de oferecer uma gama infinitamente maior de produtos aos clientes.

* Maior oportunidade de gerar estímulos pela busca de novidades entre os participantes das comunidades, ou seja, de concretizar negócio, muitos dos quais pela propaganda micro-a- micro (e não mais boca-a-boca), feitas por seus clientes satisfeitos para clientes potenciais.
* Possibilidades de exploração de parcerias com empresas similares no exterior a baixos custos de comunicação (transmissão pela rede)

*Maior interação com os cliente e, em conseqüência,maior capacidade para personalizar seus produtos e serviços e agregar valor a eles, gerando, com isso, mais receita por cliente.

* Oportunidade de redução dos custos de atendimento pessoal e telefônico, em função do FAQ – Frequent Asked Questions ( Perguntas mais freqüentes), metodologia em que ,por pesquisas prévias, as perguntas dos clientes freqüentemente formuladas são apuradas, respondias e colocadas em um local específico do site, para consulta pelos visitantes que só entrarão em contato coma empresa se as informações não atenderem suas necessidades.

* Menores investimentos em lojas físicas, geralmente caras em função da necessidade de atender os consumidores em tempo e lugar conveniente, além dos investimentos em ativo imobilizado.

* Maior facilidade para a padronização da qualidade e da consistência do serviço, à medida que os serviços são automatizados.

* Atendimento personalizados ao cliente, contribuindo para torná-los mais comprometidos e fieis.

* Fortalecimento da marca, decorrente das vantagens oferecidas aos clientes, da oportunidade de divulgação de seus feitos e de um novo espaço para promoção e patrocínio, que, se bem utilizado, granjeará muitas vantagens à empresa.